16 fevereiro, 2011

LIDANDO COM O MINISTÉRIO INFANTIL

Estamos sempre passando por provas ,não importa seu ministério.
Quantas vezes você já passou ou viu alguém passar por uma situação difícil no seu ministério,quantas vezes você não soube o que fazer ou dizer?
Pastores,líderes ou até mesmo aquelas pessoas que de alguma forma ajudam na obra do senhor,sempre se deparam com alguns desafios ,por isso temos que está preparados sempre,para enfrentarmos  as dificuldades e assim cumprirmos o chamado de DEUS,em nossas vidas.
A palavra é o único caminho , podemos a plica-las de várias formas,principalmente no meio infantil.

PONTOS IMPORTANTES, PARA MINISTRAÇÃO INFANTIL;

1.Oração
2.Louvores
3.História (palavra)
4.Participação das crianças em algum momento do culto,podendo ser na hora do louvor.
5. No final pode-se dar algum brinde para as crianças,elas gostam de ganhar algo,isso faz despertar o interesse delas(balas,pirulitos).

ORAÇAÕ:

É importante desde cedo incentivar nossas crianças a manter o hábito da oração, sabemos que ela é de grande valia para nos manter em contato com Deus, e sabemos muito bem da dificuldade de nós adultos mantermos este hábito, por isso se nossas crianças chegam na Igreja, vamos pedir para elas “ajoelharem-se” e a orar, e não ficar nos bancos correndo para lá e para cá(NESTA HORA É MUITO IMPORTANTE QUE OS PAIS TENHA SUA RESPONSABILIDADE E ENTENDIMENTO QUE SOMENTE ELES PODEM AJUDAR SEUS FILHOS ,FAZENDO O MESMO).
Por  certo que o hábito vai ser tornar futuramente em um aliado de nossas crianças, uma vez que fazendo hoje, não esquecerão amanhã e terão os pais como principal exemplo.

LOUVORES;

Eles adoram cantar,coloque sempre louvores ,durante as atividade,mas sempre em um tom bem baixinho ,
elas precisam aprender a ouvir e cantar.
Além do que incentivar elas a louvarem é uma benção pois podem estar “gerando” um talento, e ainda assim estamos incentivando-os a sempre louvar DEUS, o que é mais importante.

HISTÓRIA BÍBLICA [PALAVRA]:

Use histórias biblicas como recurso da palavra,as crianças adoram ,através da história você consegue transmitir a palavra sem sair do contexto biblíco e as crianças aprendem de uma forma divertida e sem se cansarem,além de ser o recurso mais importante da aula.

RECURSOS VISUAIS :

Este tema está ligado á ministração da história, uma vez que varia de acordo ,com sua programaçaõ.
Podemos abusar tranqüilamente no uso de recursos para a ministração, claro que desde que os mesmos estiverem disponíveis, entre tais temos:
Cartazes,fantoches,Recursos visuais para o pós-mensagen, para testar a fixação da mensagem pelas crianças (Perguntas),desenhos relacionados ao tema (de preferência com o versículo incruído).
Mostre as crianças que elas são importantes ,escute e responda suas perguntas.
O importante é usá-las com empenho, dando a elas a ênfase de estar sempre envolvidas na obra do MESTRE e servindo a Cristo e a igreja, amanhã elas serão parte do ministério.

ENCERRAMENTO -  BRINDES – LANCHES

Não esqueça do lanche ,pois as crianças sentem fome depois de algumas atividades,isto também
 irá encentivá-la a voltar.
Balas ,balões também são bem vistos pelas crianças,da mesma forma que esperamos algo delas ,elas também esperam de nós ,isto fará uma grande diferença em suas ministrações..
Agora cabe a você ,fazer sua parte e se dedicar,pois sem lutas não há vitórias.


TIA LUCIANA