História:
Na história de hoje, Jesus está reunido com todos os publicanos (cobradores de impostos) e pecadores.
Os publicanos eram muito mal vistos pelo povo, pois roubavam na hora de cobrar os impostos.
Naquela época, falar em publicano era a mesma coisa que falar em pecador, eram palavras usadas como sinônimos.
Jesus está pregando e os pecadores estão ouvindo.
Os fariseus (membros de um grupo religioso que obedecia as leis judaicas ao pé da letra) e os escribas (doutores da lei ou os teólogos da época) não podiam concordar com aquela cena:
Jesus falando com pecadores.
Segundo a lei judaica, alguém que diz seguir os mandamentos de Deus jamais poderia entrar em contato com pecadores.
Como, então, Jesus, que se diz Filho de Deus, pode estar conversando com pecadores.
Naquela época pensava-se “quem conversa com pecadores, também se transforma em pecador”. E Jesus, para explicar por que ele também conversa com aqueles considerados pecadores, conta uma história: da ovelha perdida.
Nesta história, Jesus fala de um pastor de ovelhas (que na época também eram muito discriminados, pois eram considerados ladrões, pecadores), que tinha 100 ovelhas. Jesus conta a estória como se o pastor de ovelhas fosse Deus e as ovelhas fossem os seres humanos.
Este pastor tinha muito trabalho para cuidar do seu rebanho, pois sempre tinha que contar suas ovelhas para ver se não faltava nenhuma. Um dia, ele sente falta de uma de suas ovelhas. Ele conta e reconta o rebanho várias vezes, mas só consegue achar 99 ovelhas. E o pastor fica muito triste, pois falta uma ovelha. Para o pastor, cada ovelha é muito especial. Portanto, ele resolve prender as 99 ovelhas que estão perto dele e vai procurar aquela que falta. Ele só consegue descansar na hora em que ele encontra a ovelhinha perdida.
Quando Jesus contou esta história, ele queria nos dizer que é melhor um pecador arrependido, do que alguém que se faz de conta de santinho.
Também que qualquer um de nós pode ser uma ovelha perdida, mas Deus nunca vai nos abandonar.
ATIVIDADES :
Coloque várias folhas de árvore ou mato, de tamanhos diversos, uma ao lado das outras, como se estivesse fazendo um mato.
Coloque uma folha de ofício sobre as folhas e passe o giz de cera deitado por toda a folha. Isto imprimirá a textura das folhas no papel.
Pegue pedacinhos de algodão e cole no “mato”, de forma a ter uma ovelha na “mata”.
OUTRAS SUGESTÕES: